top of page
  • Foto do escritorDaniela Páscoa

A inquilina, por Diego Maia

Retirado do livro "histórias de corretor", Diego Maia conta uma crônica divertida sobre uma inquilina de um imóvel


inquilina

Certa vez um cliente vendedor procurou a corretora Fafá para colocar seu imóvel à venda. Prontamente foi fazer a avaliação, sendo que a inquilina ainda ocupava o apartamento.


Foi ela quem abriu a porta, já de cara amarrada, e deixou Fafá e uma amiga corretora a entrar.


Feita a avaliação e passado o valor de venda ao proprietário, Fafá tentou  colocar o imóvel a venda, mas a inquilina não quis assinar que não queria o imóvel, como determina a legislação. Impediu Fafá de fazer visitas com clientes e, sendo assim, tiveram que desistir da venda.


Passado cerca de um ano, Fafá foi chamada para avaliação no mesmo prédio. Convidou a mesma colega que a acompanhou no ano anterior e, ao chegarem lá, foi a colega quem identificou imediatamente que era o mesmo imóvel do passado e que a inquilina agora era a proprietária que estava querendo vender o imóvel. Só que Fafá nem se ligou nisso, não reconheceu a agora proprietária e imediatamente, após falarem que o imóvel há cerca de um ano atrás foi avaliado também por elas, foi logo dizendo:


- Nossa! Aqui tinha uma inquilina muito mal educada, grossa e ignorante, me tratou muito mal, com muita antipatia.


Imagina a situação! Fafá estava falando com a própria e nem percebia. Mesmo com a colega cutucando e fazendo caras e bocas, continuava falando mal.


Cena final: após saírem do imóvel, a colega gritava com Fafá desesperada por seu furo e ligou para a agora proprietária pedindo desculpas. A colega não teve coragem de fazê-lo pessoalmente.

 

Claro, a proprietária tinha percebido tudo e estava convencida de que, de fato, havia tratado Fafá sem muitas delicadezas. Afinal, esta posição, de inquilino de um imóvel que está indo a venda, é bem delicada e deve ser respeitada. Ninguém sabe o dia de amanhã, como o relatado nesta história.

 

Felizmente, a antiga inquilina e agora proprietária aceitou as desculpas, entendeu o episódio e entregou exclusividade a Fafá, que junto com sua colega de profissão desenvolveu um belo trabalho: em uma semana o imóvel foi negociado. A agora ex-proprietária ficou muito feliz com o resultado.


Agir profissionalmente, ouvir mais e falar menos faz bem a um órgão muito sensível na vida de todo corretor: o bolso. Nem sempre podemos contar com a sorte. 


Quem é Diego Maia?


Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Diego Maia é um renomado palestrante de vendas, reconhecido por sua habilidade única de envolver e inspirar audiências por meio de sua abordagem carismática e conteúdo enriquecedor.


Suas palestras cativantes atraem públicos de diversas áreas e setores, enquanto seu compromisso com a excelência nas vendas e no desenvolvimento pessoal o tornou uma figura de influência no mundo corporativo.


Além de suas palestras, Diego Maia é autor de oito livros relacionados a vendas e desenvolvimento pessoal. Seus livros oferecem uma extensão de suas ideias e estratégias, proporcionando aos leitores uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento e implementar práticas eficazes em suas próprias carreiras.


bottom of page